sábado, 29 de março de 2008

Philia ou o valor da amizade

Deu-me para discorrer sobre a amizade.

Há amigos que são o melhor que temos no mundo. E há-os que só o são para se aproveitarem de nós. Outros nem sequer sabem, ao menos, usufruir da amizade que lhe devotamos. Presumem-se tão mais superiores, colocam-se em pedestais, e apregoam humildade, como se fossem muito humildes, ou então para que os outros se lhes submetam. Isto é demais para mim, pessoa inconformista e rebelde como sou.
Detesto presunção. Mas diz o ditado que “presunção e água benta, cada qual toma a que quer”… e eu, apesar de tudo, acho que tenho uma capacidade enorme para passar por cima, fechar os olhos, quando sinto afecto por uma pessoa. Mesmo que o não sinta assim tanto, tento sempre perdoar as fraquezas do meu próximo. Tomara eu que também perdoem as minhas. Pois é muito mais fácil ver os defeitos nos outros do que em mim.

Valorizo a amizade. O Philia deveria mover-nos constantemente. Mas também sei que, no nosso mundo de hoje, muitas vezes o que reina é o egoísmo, o “salve-se quem puder”, ficando assim a amizade desvalorizada se não nos trouxer tudo aquilo que queremos.
No entanto, a amizade deve levar-nos ao encontro do outro, ao amor ao nosso próximo. Porque a satisfação maior está no dar. E “é dando que se recebe”.

A amizade vale pelo Amor de Deus que encerra em si.

(29/03/2008)

9 comentários:

(Un)Hapiness disse...

a amizade é o amor mais importante, pk a verdade é q necessitamos desse amor em todas as relações q estabelecemos...
tens razao qdo falas do mundo de hoje, das "amizades" de hoje..resta-nos termos a capacidade de seleccionarmos os Verdadeiros :)

Anónimo disse...

é bem verdade, amigos temos muito poucos, e cada vez mais o egoismo impera.vive-se num mundo do salve-se kem puder. eu que dou tanto valor à amizade, já me tenho ferido bastante.mas a vida continua e temos que seguir em frente, no entanto continuamos a manter aqueles pouquinhos amigos verdadeiros.não interessa o numero, o que conta é o que são realmente.
infelizmente a vida é assim

Fá menor disse...

Querida Cátia,
foi com enorme carinho e satisfação que pude responder ao teu convite para partilhar aqui sentada no teu sofá... :)

E é claro que, tendo a amizade a unir-nos, não podia de deixar de versar sobre este tema. Foi num momento de inspiração que escrevi este texto, colocando nele o meu sentir. Muito mais poderia ser dito. Mas não quis falar abstractamente, o que referi foi com base num saber feito de experiência, de alguns dissabores, mas também de muitas alegrias.

Recebe toda a minha amizade, que aqui te deixo com carinho.

Bjão

Fá menor disse...

Lili,
De facto o que conta são os verdadeiros amigos... mais vale, como dizes, poucos e bons!

Bjão


(Un)Hapiness,
deveríamos ter a capacidade de selecção... mas a verdade é que nem sempre conseguimos. Também acho que devemos dar a nossa amizade apesar de não a recebermos em troca, nisso reside o verdadeiro amigo, aquele que o é sem interesse!

Bjinho

Patrícia disse...

A amizade é um sentimento precioso que poucas pessoas têm a sorte de conhecer e dele usufruir.

É a partilha sem limites, é confiança, é o esticar de mão, é saber ouvir, é estar em todos os momentos...

Enfim... amigos há poucos.

Beijinho grande para todos*

bono_poetry disse...

a amizade ...

...um brinde a amizade...

...seriam garrafas importantes de usar na reciclagem de um mundo novo...

...copos com a sabiencia e o querer dar...

...sei de amigos e de o ser...

...converso com amigos num simples abraco num cruzar de maos...numa especie de simbiose entre irmaos...tenho amigos doirados...tenho amigos de alcatrao...tenho amigos doidos e chalados...por x sao mais que irmaos...na doenca ou enfermidade na festa ou no chao...e sem duvida com eles que vou ficar ate ao dia da grande questao...nem todos os livros do mundo mais aquele que tantos veneram sabem explicar nao vou ser eu poucas palavras trazer esta nocao...so que amo os meus amigos ate mais nao!!!belo post se trata este...nao ha deselegancia nem capricho...nao ha critica nem cochicho...amigos magos sao tds estes que aqui estao...bem dentro do meu coracao...tenho sorte ...parabens pela escolha!!!

Marta disse...

Olá Fa! :)
A amizade... é o Amor fundamental na nossa vida! O que mais pessoas pode tocar e infelizmente o que muitas vezes desvalorizamos...

Beijinhos e boa semana!

Anónimo disse...

adorei este texto da Fa.
bravissimo.
sentido.
bjss Fa.

Fá menor disse...

Bom feriado para todos os amigos!

Beijinhos grandes

Fa-